domingo, 11 de julho de 2010

Inverno, frio, A Boa é - VINHO!!!!


Durante mais esta semana de inverno no país, A Boa é falar de vinhos! Sou suspeito para escrever sobre o tema, gosto e venho buscando entender um pouco mais sobre uma das bebidas mais consumidas no planeta. É verdade que os brasileiros são apaixonados pela gelada do fim de semana, o que não faz do vinho a bebida mais apreciada no país, no entanto, o número de apaixonados pela bebida de Baco vem crescendo por aqui. Pesquisas apontam um crescimento de 84% para o mercado de vinhos no Brasil até 2030.

Seja para esquentar a noite com a gata ou para assistir aos jogos com os amigos, há sempre um vinho certo! É claro que noções básicas de uvas, temperatura e acompanhamentos podem complementar o momento, no entanto não precisa ser nenhum enólogo com curso superior na França. Qualquer pobre mortal (entenda-se internauta) pode facilmente encontrar conceitos básicos de terroir, tipos de uvas, métodos de produção e regiões vitivinículas, porque você não experimenta? basta começar...
Durante minha última passagem pela Argentina, comprei alguns rótulos da terrinha (foto). Para quem não sabe, os melhores Malbec do mundo são dos nossos hermanos, logo, não poderia perder a oportunidade, comprei 2 rótulos desta uva. E os demais? Cabernet Sauvignon??? Sim!!! Outra dica importante é - Após escolher sua uva favorita, não importa o país, compre diferentes rótulos dela, você certamente irá curtir, eu garanto!
Agora é só brindar, saúde!
Para saber um pouco mais de vinhos, acesse:
Enciclopédia do Vinho:
http://www.e-vinho.com.br/
Produção e Mercado:

5 comentários:

  1. hummmmmmmmmm quer dizer q vc será um futuro sommelier é. Que chique!!!! Vou visitar umas vinícolas no Sul na próxima semana, alguma dica?? bjkssssssss Bianca

    ResponderExcluir
  2. Sím, estive no Sul ano passado em viagem para desenvolver o mercado de vinhos.

    Tem muita coisa boa lá!!!
    Aurora -> Bons tintos;
    Casa Valduga -> Os melhores espumantes do país;
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a deixa. Para quem curte vinhos e tbm gosta de um bom filme, existem dois títulos imperdíveis: 1. Sideways (2004) e 2. Um ano bom (2006). Esse 2o é uma pequena comédia romântica dirigida pelo Ridley Scott e com o Russel Crowe. Mas ainda prefiro o 1o. Uma comédia diferente, sem clichês e que se passa na rota do vinho da Califórnia. Já viu!?

    ResponderExcluir
  4. Ok, Tiago. Valeu pelas dicas! Também falaremos de cinema e filmes por aqui.

    Depois passo meus comentários sobre suas indicações, assim que assistir!

    Abs
    HM

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela dica sobre onde são produzidos os melhores vinhos Malbec. Devo lhe confessar uma coisa, estou gostando muito de saborear frizzantes. Esta semana comprei dois vinhos Baron d'Arignac - Moelleux(Francês) e o Ducato D'Oro - Rosso Amabile (Itália). Ambos são novos pra mim e para a minha esposa. Espero ter escolhido bons vinhos.

    Abraços.

    ResponderExcluir