domingo, 18 de julho de 2010

Em busca da Fidelidade...

Se você está pensando que o título a cima está associado a relacionamentos, paixão, maledicência, você está lendo o post certo! Contudo, sinto em dizer que não sou terapeuta de casal, trataremos da relação que as empresas têm com seus amantes, os clientes atuais que não querem comprar somente seus produtos, mas sim buscam A Boa de cada Cia fornecedora. Você provavelmente já deve ter se perguntado porque tudo agora tem plano de fidelidade. Restaurantes, cartões de crédito, cias aéreas, supermercados e até postos de gasolina estão oferencendo uma sequência de números exclusivo para você, consumidor, no qual pontos são acumulados e podem ser trocados por prêmios, passagens, entre outras coisas. Mas o que ganham as empresas com isso? Qual objetivo das grandes marcas em oferecer pontos? Será que vale a pena gastar tanto em marketing com esses programas? Muitas são as vantagens, além de garantir a fidelização do seu cliente e aumentar seu market share, as empresas podem construir um canal direto com seus principais interessados. Ou você esqueceu o que é solicitado durante a inscrição no programa?
Com tantas informações, as empresas sabem as datas que aniversariamos, nossos esportes favoritos até nossos contatos pessoais... Opa! Contatos pessoais? Isso que dizer e-mails? celulares? hummm... Interessante! Para quem quer comunicar algo isso é um prato cheio. Com apenas um e-mail ou sms, milhares de pessoas ficam sabendo dos novos produtos ou promoções da empresa que é fiel, assim, novas compras são geradas, mais arrecadação, mais pontos... Simples, não é? Além de divulgação, muitos outros benefícios são encontrados pelas empresas para sustentar seus programas fidelidade.
Mas, atualmente, fidelidade só não basta. Tem que ter algo mais!
Durante minha última viagem a trabalho, voei dois trechos por cias aéreas diferentes, SP - Floripa (TAM) & Floripa - SP (GOL); tenho Fidelidade & Smiles de ambas, pontuei durante o check in nos dois programas, mas tenho que destacar uma coisa, "serviço vale mais que pontos". Independente dos problemas que todas as cias aéreas apresentam inerentes aos seus mercados, sempre opto por voos nacionais pela TAM. O serviço de bordo sem barrinhas e excelente sistema de audio-vídeo tornam nossa viagem mais relaxante. Em voôs matinais, um jornal de bordo é distribuído pelas belas aeromoças apresentando as principais notícias do dia. A "rádio TAM" tem canais variados para todos os gostos. Sertanejo, MPB, Samba até música clássica trazem uma sensação de descanço significativo, eu diria, diferencial. Tudo bem que podemos levar nossos MP3, MP4, IPod, IPhone, IPad, e escutar nossa própria seleção durante os voôs, porém só de saber que existe algo preparado para seus clientes, objetivando dar sempre o melhor para os mesmos, mostra que não só pontuação está questão, mas sim serviço e consequentemente a fidelidade dos seus clientes.
E você? Qual serviço é (ou foi) diferencial?
Qual Boa alguma empresa faz (ou fez) para você?
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Legenda de fotos (Autor HM)
Foto 01 - Restaurante Magaia (PB/BR)
Foto 02 /03 - AirBus TAM
http://tam.com.br






















5 comentários:

  1. Acabei de chegar de Campinas....voei pela Azul. Gostei bastante do serviço de bordo e principalmente do afastamento das poltronas....muito mais confortável. Bjsssss

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  2. Eu adoro a AMBEV, mas não só pela Original gelada e muito mais pelos inumeros eventos que ela já me proporcionou.

    Hoje a escolha fica com o jornal O Globo que une informação e muita cultura em forma de show, cinema, teatro e exposição. Adoroooooooo essas empresas que me levam a eventos 0800.

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  3. Marco Aurelio Coelho29 de julho de 2010 às 14:57

    Hoje procuro usufruir de algo que ofereça melhor atendimento no modo geral. A Lu com vergonha quando fico esperando um taxi que seja novo e tenha ar condicionado, é aquele velho ditado humorístico "Tô pagano!" rsrs. Gosto de dois lugares que oferecem bons atendimentos: Café Baroni e a Kopenhagen. O Café Baroni é bom no geral, porém a Kopenhagen tem aquele "algo a mais" para os seus clientes.

    Abraços

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  4. Muito bons seus comentários. Parabéns! Só uma correção: o restaurante chama-se MANGAI, e ele espera novamente por vcs. Abç

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  5. Sempre é bom ser paparicado ou ganhar algo... no Outback se vc responder as perguntas sobre o serviço vc ganha um petisco!!! Nunca tentei, mas vale a pena!!! Escreva mais!!!!

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